Fica em casa: IMESF, Agentes comunitárias, transporte e saúde da população negra



Neste programa traremos informações sobre: a importância das agentes comunitárias, a situação atual do IMESF, orientações do transporte coletivo e saúde da população negra.

Segue o roteiro:

[ABERTURA]
Olá comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre, este é o programa Fica em casa, um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área para  informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre: a importância das agentes comunitárias, a situação atual do IMESF, orientações do transporte coletivo e saúde da população negra.


[COVID-19] Atenção! Seguimos reforçando a importância de manter o isolamento social com a intenção de prevenir a contaminação pelo coronavírus, os casos ainda estão aumentando e é importante nos mantermos protegidos.


[TRANSPORTE PÚBLICO]
Conforme decreto municipal, lembramos que é obrigatório o uso de máscara para utilização do transporte público em Porto Alegre. E então, já que é obrigatório, você sabe como limpar a sua máscara de tecido?  Ela deve ser lavada todos os dias após o uso. Para isso, você deve deixar às máscaras de molho por 20 minutos em um balde com uma mistura de água e clorofina. Depois de secar, você pode até passá-las com ferro. É importante se certificar de que a máscara está bem seca e não devemos utilizá-la caso ela esteja úmida. Mas veja bem, se você utiliza máscara cirúrgica, lembre-se de que elas são descartáveis e duram no máximo duas horas, máscaras cirúrgicas não devem ser utilizadas mais de uma vez. 


[outras orientações inverno]
O tempo está começando a esfriar e o inverno está chegando… e é claro que a gente quer ficar protegido do frio! Mas deixar os ambientes muito fechados pode ser ruim para nossa saúde, além de facilitar a proliferação de mofo. Por isso é bom mantermos a nossa casa com uma boa ventilação, e então, às janelas da sua casa estão abertas hoje? 
Não são só as janelas de casa, mas também com a pandemia do coronavírus essa orientação também vale para ônibus, carro e demais meios de transporte. Se você utiliza transporte coletivo, lembre-se de abrir as janelas do ônibus para fazer o ar circular. Isso ajuda a manter a ventilação e diminuir o risco de contágio do coronavírus. Mas veja bem, não esqueça de lavar bem as mãos sempre!


[AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE]
[Informativo 1]
Vocês já devem conhecer as Agentes Comunitárias de Saúde… nós somos fundamentais para o funcionamento do Posto de Saúde. Você sabia que todas as unidades de saúde possuem agentes comunitárias? Nós, somos responsáveis pela integração entre o serviço de saúde e a população que reside no território. Também atuamos no acompanhamento das famílias e em atividades de promoção da saúde, junto com outros profissionais da equipe. Aqui na unidade do Costa nós temos seis Agentes comunitárias de saúde, são elas: Pâmela, que está falando com vocês e tem a Daiana, a Katiane, a Lucimara, a Vera e a Jane. Você conhece a sua agente comunitária de saúde?


[Informativo 2]
Aqui em Porto Alegre, o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família ou  (IMESF), é o órgão responsável pela implantação e qualificação das equipes de saúde da família e opera para a promoção, prevenção e proteção da saúde individual e coletiva. Infelizmente, as notícias que vamos trazer hoje não são boas. Você sabia que em 2011 iniciou-se uma ação na justiça para a extinção do IMESF? 


[Informativo 3]
Desde o início dessa ação, os sindicatos, associações, funcionários do IMESF e outros trabalhadores da saúde estão na luta contra a extinção do IMESF, por entendermos que isso acarretará um imenso retrocesso para a saúde do nosso município. Neste momento, o emprego destes profissionais está em risco. Na unidade do costa e silva  todas as agentes comunitárias fazem parte do quadro profissional do IMESF, queremos que estas continuem trabalhando com a gente para que a população não fique desassistida. Por este motivo, pedimos à nossa comunidade a sua solidariedade neste momento tão difícil, para que juntos possamos lutar pela garantia da continuidade desses serviços e a permanência das agentes comunitárias, tanto na nossa unidade, quanto nos outros postos de saúde de Porto Alegre.


[TRANSPORTE PÚBLICO - restrição de horário para idosos]
É proibida a utilização de transporte coletivo (ônibus e lotação) para pessoas idosas nos horários das 6h às 9h da manhã e das 16h às 19h. Essa medida é necessária para evitar a circulação de pessoas de mais de 60 anos nos horários de pico dos ônibus, diminuindo, assim, o risco de contágio pelo coronavírus.


[WHATSAPP]
Se você ainda não adicionou, pode adicionar a Unidade de Saúde no WhatsApp. O número é o mesmo de sempre: 3344 1152. Adicione o número na sua agenda telefônica e nos escreva caso precise de algo! Se você tiver alguma dúvida ou sugestão para o programa, escreva para a gente ou mande um áudio!


[SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA]
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída em 2007, é resultado da luta histórica pela democratização da saúde, iniciada pelos movimentos sociais, em especial pelo movimento negro. Essa política tem como objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos e pelo SUS, bem como promover a equidade em saúde da população negra.


[SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA]
O racismo é um fenômeno estrutural da nossa sociedade que afeta diretamente as relações sociais e econômicas no Brasil e no mundo. Isso significa que, historicamente, a construção do nosso país aconteceu através do processo de exclusão da população negra, colocando-a em situações de vulnerabilidade social e econômica. Semana que vem iremos falar mais sobre isso!


[CAMPANHA]
Estamos arrecadando alimentos não perecíveis como leite, macarrão, óleo, feijão entre outros e produtos de higiene como sabão líquido ou em barra e pasta de dente, ou que você puder ajudar. As cestas são para os pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade. Você pode entregar para as agentes comunitárias  da nossa unidade, ou deixar aqui na unidade de saúde costa e silva.


[BLOG]
Você já conhece o Blog do Costinha? Ainda não!? Lá você encontra informações sobre a Unidade, os áudios do nosso programa Fica em Casa, além de vários conteúdos como o programa Gênero em Minuto e dicas culturais. Se você quiser sugerir temas para aparecerem no blog, ou aqui no programa, nos envie uma mensagem no whatsapp! Sua participação será muito bem-vinda. 


[Sugestão cultural]
O mundo parou gravado com diversos artistas com a hashtag #FavelaContraOVirus falando de  união e hábitos para conter o vírus. 





  
[ENCERRAMENTO]
Esta gravação foi realizada no dia 12 de maio de 2020 e o texto foi produzido pela residente de serviço social  Luiza Dias Corrêa e as Agentes Comunitárias de Saúde Daiana Mathias Albuquerque  e Pamela Grazielle Guimarães


As vozes são
Luiza Dias Corrêa
Luísa Morais França
Mayara Floss
Daiana Mathias Albuquerque
Flora Prati Barbosa
Pamella Grazielle Guimarães
Guilherme Gomes Ferreira
Katiane dos Santos Marques
Vittória Zarpelão de Matos


A edição foi feita pela Mayara Floss e esperamos que tenham gostado! Aguardamos você no próximo programa Fica em Casa.

Comentários