Fica em Casa: dia das mães, ventilação mecânica, UTI, coronavirus e saudades




Este é o oitavo programa “Fica em casa”. Gravado no dia 5 de maio de 2020 com uma reflexão sobre o coronavírus, UTI, ventilação mecânica, saudades e dia das mães.

Segue o roteiro:

[ABERTURA] May

Olá comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre, este é o programa Fica em casa, um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área para informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre: coronavírus, UTI, ventilação mecânica, dia das mães e saudades. Vamos lá?

[BLOG]
Você sabia que a unidade agora tem um blog? Você pode conferir todos os programas, roteiros e acontecimentos da unidade no blog o site é uscostinha.blogspot.com. Os últimos post trazem a discussão de gênero, dicas culturais sobre filmes liberados gratuitamente e ainda todos os áudios dos programas.

[CAMPANHA]
Estamos arrecadando alimentos não perecíveis como leite, macarrão, óleo, feijão entre outros e produtos de higiene como sabão líquido ou em barra e pasta de dente, ou que você puder ajudar. As cestas são para os pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade. Você pode entregar para as agentes comunitárias da nossa unidade, ou deixar aqui na unidade de saúde costa e silva.

[VACINAÇÃO]
Mas Atenção! A campanha de vacinação da gripe do dia 9 de maio foi cancelada por orientação do Ministério da Saúde.

[WhatsApp]
Se você ainda não adicionou, pode adicionar a Unidade de Saúde no WhatsApp. O número é o mesmo de sempre: 3344 1152. Adicione o número na sua agenda telefônica e nos escreva caso precise de algo! Se você tiver alguma dúvida ou sugestão para o programa escreva para a gente ou mande um áudio!

[Enfermeira]
Segunda feira, a enfermeira Karen Costa Carvalho começou a fazer parte da equipe de saúde da unidade, queríamos deixar aqui um boas vindas e um agradecimento por ter escolhido a nossa unidade. Ela veio trabalhar no lugar da enfermeira Raquel e estará na unidade no turno da manhã.

Música - Por toda a minha vida - Daniel

[Dia das mães]
E aí quem é mãe aqui e está ouvindo este áudio? Muitas vezes existem muitas cobranças no “ser mãe”, mas você já pensou sobre o que é o ser mãe e o que é possível nesta maternidade? Algumas pessoas as vezes refletem que eram boas mães antes de ter os filhos, mas que o grande aprendizado e as dificuldades vieram após de fato virar mãe. Como é para você e as mães que você conhece? Não existe uma receita de bolo para ser mãe, e as famílias das propagandas de margarina são muito idealizadas. E lembre-se você é a melhor mãe possível para o seu filho ou filha. Feliz dia das mães!

[COVID-19]
Seguimos reforçando a importância de manter o isolamento social com a intenção de prevenir a contaminação pelo coronavirus, os casos ainda estão aumentando e é importante nos mantermos protegidos

[Parte 1]
Podem surgir conflitos familiares? Sim. Na proposta da quarentena, a rotina cotidiana é alterada e faz com que os papéis que normalmente desenvolvemos fiquem restritos. Um exemplo: a mãe que trabalha em home office [trabalho em casa] necessita dar atenção ao filho, arcar com as tarefas do trabalho e de casa, além do papel de esposa e, muitas vezes, de filha. Ela, certamente, estará sobrecarregada. Isso pode acentuar conflitos geracionais, uma vez que são diversas demandas em cada um dos integrantes do grupo familiar. Por outro lado, é uma oportunidade de reaprendermos a conviver de forma simples e mais caseira, respeitando as limitações e perspectivas de cada integrante do grupo social chamado família.

[Parte 2]
Você sabe o que é uma UTI? A UTI é uma sigla que significa Unidade de Terapia Intensiva e é uma unidade hospitalar de pacientes que necessitam de cuidados intensivos por uma equipe especializada composta por profissionais de diferentes áreas. No Brasil, a implantação da 1ª UTI foi na década de 70, no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O surgimento da prática em UTI marcou um dos maiores progressos obtidos pelos hospitais, pois antes dela, o cuidado ao doente grave realizava-se nas próprias enfermarias o que, muitas vezes, representava um risco à evolução do paciente. Na UTI os pacientes mais graves estão mais seguros.

[Parte 3]
O que é um respirador ou ventilador mecânico? Algumas pessoas com insuficiência respiratória grave necessitam de um ventilador mecânico ou respirador para auxiliar a respiração, a isto que se chama de intubação. A ventilação mecânica pode salvar vidas. O ventilador mecânico é uma máquina que ajuda o ar a entrar e a sair dos pulmões. A ventilação mecânica pode ser feita de várias maneiras. Normalmente tubos plásticos são inseridos na traqueia através do nariz ou da boca. Se o indivíduo necessitar de ventilação mecânica por mais tempo, o médico pode inserir um tubo diretamente na traqueia através de um pequeno corte na parte da frente do pescoço, chamado de traqueostomia.

[Parte 4]
Algumas pessoas não precisam serem intubados para respirar e podem ser tratados com uma máscara ajustada sobre o nariz ou a sobre o nariz e a boca. Uma mistura de oxigênio e ar é fornecida por pressão através de uma máscara. A pressão ajuda o esforço de respiração própria do indivíduo e evita a fadiga dos músculos respiratórios. Porém este ato de empurrar o ar para os pulmões sob muita pressão ou em volume muito alto pode sobrecarregar os pulmões e causar danos pulmonares, assim apenas médicos especialistas podem indicar o melhor tratamento.

[Parte5]
Nós não costumamos prestar atenção na nossa respiração, afinal ela é um processo automático, porém ela pode ser uma grande aliada para acalmar a mente e nos conectarmos com o momento presente. A respiração além de ser inerente a vida, ela é uma parte importante para falar, cantar, rir, por fim estamos nos movimentando mesmo que parados. Com isso, propomos aqui um exercício que volta a atenção para a nossa respiração com o objetivo de prestar atenção no caminho que o ar percorre dentro do nosso corpo. É necessário que você inspire pelo nariz com bastante profundidade, até atingir o máximo de seus pulmões. Logo em seguida, prenda esse ar e conte até 8 e depois solte pela boca. Repita esse exercício diariamente e tente perceber os benefícios no seu corpo.

[Parte 6] Parte cultural

Hoje a parte cultural será um texto sobre Saudades escrito pela médica residente de medicina de família e comunidade a Mayara, se chama “saudade” e foi escrito em 2016.

[Saudade]
A Saudade é uma senhora de cabelos brancos e vestido estampado florido, mas às vezes pode estar usando vestido de bolinhas. Ela vem para te abraçar sentar e tomar um mate e contar histórias enquanto olha pela janela. Suspiramos juntas ela tem cheiro de histórias. Às vezes eu choro no colo da Saudade, às vezes rimos comendo pipoca. Às vezes fizemos coisas antigas do tempo de criança, mesmo de cabelos brancos a Saudade tem uma disposição infindável. Corre, dança e lembra como ninguém de todas as letras de todos as melhores músicas e tempos. A Saudade não briga, não grita, só conversa, conta revive lembranças, pinta as memórias mais vivas e deixa a sua marca. Às vezes ela bate na porta, às vezes entra de mansinho, mas é impossível fechar, a porta está sempre aberta para ela entrar.

[Parte 7]
Do que você tem saudade nesta quarentena? Não esqueça de ficar em casa e acompanhar o nosso programa!

[ENCERRAMENTO]
Esta gravação foi realizada no dia 05 de maio de 2020 e o texto foi produzido pelas residentes Flora Prati e Luiza Dias Corrêa.

As vozes são
Luísa Morais França
Mayara Floss
Vera Aguiar
Maira Dionise da Silva Santos
Claudia Rodrigues
Daiana Mathias Albuquerque
Luiza Dias Corrêa
Flora Prati Barbosa
Diego Azevedo

A edição foi feita pela Mayara Floss e esperamos que tenham gostado aguardamos você no próximo programa Fica em Casa.

Comentários