Tutorial: crie seu próprio áudio para WhatsApp

Olá pessoal,

Muitas pessoas gostaram do nosso programa de "rádio" que agora você pode também ouvir no YouTube. Nas ondas das rádios comunitárias, agora transformamos o nosso programa "Fica em Casa" em “rádios de WhatsApp”. Vamos construindo a resiliência na pandemia do Coronavírus, no SUS, na atenção primária à saúde, nos estágios e (trans)formando. Seguimos atendendo, trabalhando e tentando plantar estas sementes. Obrigada equipe da Unidade de Saúde do Costinha, em especial os colegas do estágio de gerenciamento Flora Prati e Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz. Quero agradecer também toda a equipe, colegas da residência e agentes comunitárias que têm feito também a diferença.

Isso tudo surgiu da vontade de se comunicar e da necessidade de, no estágio de gerenciamento da nossa unidade, fazer um projeto de intervenção durante esta pandemia. A comunicação com a comunidade em meio a uma pandemia que nos faz sentir isolados e muitas vezes com múltiplas barreiras (para nos proteger, claro) sejam elas distanciamento social ou os Equipamentos de Proteção Individual. Parece que ficamos bem mais distantes por trás do avental, gorro, máscara, luva, e protetor facial. O programa "Fica em Casa" foi o nosso jeito de ficar mais perto e estimular que as pessoas fiquem em casa, afinal, agora, ficar em casa é também algo ativo, é um esforço.

Muitas pessoas tem me procurado para saber como organizamos o programa. Fiz um pequeno tutorial do que é preciso para roteirizar, gravar, editar e divulgar - e decidi dividir os tópicos nestas quatro partes. 


Roteiro

Antes de gravar, é importante ter um roteiro que é escrever o que as pessoas vão falar, os recados e os assuntos importantes. Todos os roteiros produzidos estão postados aqui no blog junto com os programas. Mas aqui segue um trechinho de exemplo do roteiro. É muito importante localizar o ouvinte no tempo e em quem está falando. Perceba que em todos os nossos áudios tem a data e a identificação do local e do profissional, isso além de dar mais credibilidade, localiza o programa no tempo e no espaço. Um bom programa começa com um bom roteiro. Segue um trecho como exemplo:

[ABERTURA]
Olá, comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre! Este é o programa Fica em casa, um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área, com o objetivo de informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss, a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre a unidade sobre a quarentena, sobre osono e sobre mudanças durante a pandemia do Coronavirus.


[Parte 1]
Hoje vamos refletir um pouco mais sobre a quarentena, mas desta vez não vamos falar tanto do Coronavírus porque já tem muita notícia dele na televisão e em outros meios de comunicação. Aliás, sobre isso, lembre-se de conferir as fontes e cuidado com as notícias falsas. Devemos também seguir com as medidas de isolamento, afinal, os casos seguem aumentando.


[Parte 2]
Antes de seguirmos com o nosso programa, gostaríamos de informar a saída da nossa querida enfermeira Raquel Leoti. Ela foi em busca de outros sonhos e certamente vai deixar muita saudades na nossa unidade de saúde. Deixamos os nossos votos de bom vôo e cuidado.


[ENCERRAMENTO/Créditos]
Esta gravação foi realizada no dia 01 de abril de 2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Ilgenfritz, Mayara Floss e Flora Prati.


Gravação



Para gravar, é essencial um local silencioso. Para evitar o problema do eco, quando menor o local, melhor. Na nossa unidade construímos o espaço com melhor qualidade com biombos dentro do consultório. É importante também ser um local silencioso. Na Unidade do Costinha, colocamos um aviso na porta durante a gravação (veja as fotos). 



Para tentar manter a qualidade do som, usamos um mesmo celular e um aplicativo de gravação (geralmente já tem instalado no celular) e um mesmo fone com microfone para a gravação. Evitamos usar aplicativos como WhatsApp para gravar  o som. O fone é algo bem simples, como aqueles que vem quando se compra um celular novo. 

Edição

Para a edição, sugerimos o aplicativo do Reaper e para as músicas a Biblioteca de áudio do Youtube. Para mais dicas veja o vídeo abaixo:



Divulgação

Após exportar o áudio em MP3, você pode encaminhar via WhatsApp para a comunidade. Pode-se também criar listas de transmissão e também pode-se postar no YouTube. A melhor maneira é construir com a sua comunidade o melhor formato de gravação. 

Se você produzir algo com essas dicas, deixe seu comentário aqui embaixo para sabermos! Espero que este tutorial seja breve e útil! 

Abraços que pousam,
Mayara Floss

Comentários

  1. Nossa! Que bacana. Parabéns pelo trabalho realizado. Adorei e anotei as dicas para produzir podcasts, será bastante útil. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Essas ferramentas são incríveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário