Notícias falsas são um problema real. Saiba como evitar


Confira aqui dicas e ajude a combater a desinformação

Ilustração: Sébastien Thibault  para o artigo sobre fake news e eleições, mais detalhes clique aqui.

Você sabia que se informar é, também, um ato político? Quando alguém divulga algo — e quando alguém consome essa informação divulgada (lendo, ouvindo ou vendo) — está participando desse processo político sem que perceba. 

É a informação que nos mantém atualizados sobre o que acontece ao nosso redor, na família, nas nossas comunidades, no Estado, no País e no mundo todo. É a informação que nos possibilita ser indivíduos e exercer a cidadania. 

Pra iniciar a nossa conversa tenha sempre em mente que quem divulga informações, de qualquer tipo, está fazendo isso com uma intenção, que pode ser boa ou, às vezes, infelizmente, má. 

A divulgação de notícias falsas acaba sendo a maneira como as pessoas mal intencionadas conseguem influenciar outras pessoas (dependendo do caso, muitas outras) a terem atitudes questionáveis e isso acontece de maneira indireta. 

Muitas vezes, são inventadas e espalhadas notícias falsas com a clara orientação de prejudicar as pessoas. Outras vezes, não é tão claro assim traçar as intenções de quem inventou algo, publicou e espalhou por aí. Por isso é importante estar sempre atento aos detalhes que as informações que falsas carregam junto de si quando você receber algo e decidir compartilhar com os seus contatos pessoais e virtuais. Todo o conteúdo falso publicado na internet compartilha características muito parecidas, que você vai conhecer a seguir. 

Na sociedade em que vivemos atualmente, que chamamos de Sociedade da Informação, pela rápida circulação de informações a todo o momento, é importante estar informado. Agora, que o mundo vive um fato histórico e mobilizador, a pandemia de Covid-19, é ainda mais importante se informar para se preservar e preservar a saúde dos outros. 

Porém, com a facilidade que as informações têm para circular em espaços virtuais por meio da Internet se torna complexo e confuso diferenciar aquelas informações que retratam fatos verdadeiros e aquelas que divulgam informações falsas. 

Num momento em que se fala o tempo todo sobre o novo coronavírus, sobre a doença a ele associada, a Covid-19, sobre os impactos econômicos da pandemia e sobre o nosso futuro, esteja atento para não jogar contra todas aquelas pessoas que se colocam em risco para salvar vidas: não espalhe notícias falsas, especialmente, sobre a pandemia. 

Antes de compartilhar alguma coisa que você recebeu pelo Facebook, pelo WhatsApp ou mesmo na conversa com pessoas próximas, esteja atento às dicas abaixo. 

Pense sobre o conteúdo da mensagem. É algo que parece real? Você poderia afirmar que é real? 

Será que o que estou lendo não é uma piada? Pense bem. Pode fazer sentido para os outros isso que eu estou lendo? Não é estranho esse conteúdo? Pesquise mais, se for estranho pra você ou se o fato noticiado foi algo muito extraordinário. 

Olhe para a data de publicação na informação. Não tem data? Fique com o pé atrás, então, e pense duas vezes antes de compartilhar. A data é antiga? Procure por informações mais recentes. Notícias mudam o tempo todo. 

Quem me mandou o conteúdo? É alguém que eu conheço? Eu posso confiar na informação? 

Onde está informação está publicada? Redes sociais? WhatsApp? Pense sobre isso. Como é o lugar online onde está este texto? Tem um visual limpo? Tem um visual carregado e confuso, com anúncios e telas distrativas? Se a resposta for a segunda opção, acenda o alerta. 

O conteúdo que eu recebi tem alguma fonte? Tem algum link onde eu possa saber mais? Se não tiver, pense bem antes de passar adiante. Muitas vezes recebemos trechos descontextualizados e podemos dar esse pedaço de informação como a informação completa. Muito cuidado com isso. Na dúvida, procure fontes oficiais (com os sites da Prefeitura, do Governo do Estado ou do Governo Federal) e grandes veículos de comunicação (onde existem profissionais especificamente dedicados à checagem das informações). 

Por fim, pergunte para outras pessoas antes de compartilhar se você tiver dúvidas sobre a informação. Exerça sua cidadania promovendo a circulação de informações verdadeiras. Informações falsas prejudicam as pessoas e podem desencadear consequências terríveis na sua comunidade. 

Clique aqui para conferir conteúdos confiáveis sobre a pandemia. 

Lucas George Wendt é jornalista (MT - 0019231/RS). Ele escreve aqui. 

Comentários

Postar um comentário