Fica em Casa: primeiro programa



Este foi o primeiro programa "Fica em casa", gravado e produzido pela equipe da Unidade de Saúde Costa e Silva. O programa foi gravado no dia 18/03/2020. Confira o roteiro abaixo. 

Roteiro - Programa 1

[ABERTURA]
Olá, comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre! Este é um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área, com o objetivo de informar sobre o Coronavírus.

[INFORMATIVO 1]
As informações que chegam por todos os cantos nem sempre estão corretas e se você não puder checar a fonte, ou seja, de onde ela veio, não acredite nela. Cuidado com as informações que chegam pelo WhatsApp e outros aplicativos. Desconfie de notícias sem dados concretos ou fontes que tu não consegues pesquisar na Internet. Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas.

[INFORMATIVO 2]
Atenção se você faz uso de medicação continua e retira seus medicamentos na Farmácia Distrital. Sua receita que valia 6 meses agora valerá um ano, e a que valia 2 meses valerá 6 meses! Mas fique ligado que quando o Coronavírus for embora, tudo volta ao normal. Na dúvida, ligue para a unidade ou fale com a sua agente comunitária de saúde. 

[INFORMATIVO 3]
Lembramos que todos devem continuar com suas medicações normalmente! As notícias que se tem de medicamentos ainda não foram confirmadas. Não se tem ainda comprovado se alguma medicação interfere na evolução da infecção pelo Coronavírus. Os casos de morte pelo Coronavírus que foram documentados foram mais em populações acima dos 60 anos e que já tinham alguma doença de base. Isso é mais um motivo para seguir com suas medicações de uso contínuo.

[INFORMATIVO 4]
Se você participa de sessões clínicas tipo hemodiálise, consultas especializadas, quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, siga as recomendações da sua equipe! Se tem dúvidas, telefone para o serviço e se informe. Alguns tratamentos podem ser adiados e outros não. Por isso você deve se informar para saber sobre o seu caso. Lembramos que as visitas domiciliares estão suspensas, mas não deixe de nos avisar para decidirmos juntos o que se deve fazer com nossos pacientes acamados.

[INFORMATIVO 5]
Sintomas como coriza, ou seja, nariz trancado ou escorrendo, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e/ou febre, podem durar alguns dias. Se você estiver com falta de ar, procure o serviço de saúde o quanto antes! A melhor prevenção é evitar ao máximo o contato com outras pessoas, e se puderes, permaneça na sua residência e evite aglomerações. Se você for ficar em uma fila, fique em uma distância de pelo menos 1 metro. 

[INFORMATIVO 6]
Quem deve usar máscara é quem está com sintomas, se você estiver, peça o quanto antes. Atenção também ao autocuidado, busque melhorar a imunidade, lavar as mãos com água e sabão, manter boa alimentação e hidratado são as principais medidas de prevenção.

[INFORMATIVO 7]
Se for tossir ou espirrar, cubra a boca com o antebraço. Se coçar os olhos, o nariz ou a boca, deve-se higienizar as mãos antes e depois. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. 

[INFORMATIVO 8]
Na unidade de saúde: lembre-se de manter distância de um metro nas filas e avise aos profissionais se tiver sintomas de Coronavírus imediatamente. Aqui no Costa, quando chegar e se tiver sintomas, já solicite a sua máscara.

[INFORMATIVO 9]
Avalie a urgência da sua necessidade em saúde e se vale a pena vir até a unidade e se expor ao risco de contágio. Confirme também a sua consulta agendada. Se sua demanda pode ser atendida em outro momento, venha em outro dia! Assim você evita a exposição desnecessária.

[INFORMATIVO 10]
É muito estressante ficar em quarentena. Ela não quer dizer necessariamente 40 dias, apesar do nome lembrar isso, mas ficar em casa é o que comprovadamente freia o espalhamento da doença, ficar em casa é um ato de solidariedade também com as populações mais atingidas pelo Coronavírus e para ajudar os serviços de saúde a darem conta do cuidado. Lembre-se que o quanto antes nos distanciarmos, mais cedo poderemos abraçar as pessoas queridas. 

Vamos deixar algumas dicas para o período de quarentena e de isolamento domiciliar: 

[INFORMATIVO 11]
Lembre-se de fazer as coisas que gosta… Ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro esquecido ou assistir algum programa de TV. Aproveite o tempo disponível para isso. Aproveite também para colocar as coisas em ordem. Sabe aquela arrumação da casa? Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar a sua mente. 

[INFORMATIVO 12]
Lembre-se também que os grupos foram cancelados, mas lembra dos nossos grupos de meditação, talvez seja um bom momento para meditar.

[INFORMATIVO 13] 
Pratique a resiliência, que é a capacidade de adaptar-se aos momentos adversos. Tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Descubra qual o seu melhor jeito de passar por tudo isso e lembre-se que isso não durará para sempre.

[INFORMATIVO 14] 
Em caso de dúvida, você pode entrar em contato no telefone da unidade: 51 3344 1152. Estamos nos organizando na equipe para melhor atendê-los. 

[ENCERRAMENTO] 
Esta gravação foi realizada no dia 18/03/2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Ilgenfritz, Mayara Floss e Flora Prati com a ajuda das agentes comunitárias  Pamela Grazielle Guimarães e Daiana Mathias Albuquerque

Vozes
Luiza Dias Corrêa
Raíssa Taís Kist
Katiane dos Santos Marques
Louise Jara Ramos
Luísa Morais França
Raul Miguel Alles
Vittoria Zarpelão de Matos
Geovana do Rosario Siqueira 
Luiz Alberto Biancon

Edição 
Mayara Floss

Comentários