Fica em Casa: terceiro programa e aniversário da unidade



Este foi o terceiro programa do "Fica em casa", gravado pela Unidade de Saúde Costa e Silva no dia 01/04/2020 no contexto do Coronavírus. Neste programa, traremos informações sobre a Unidade e a quarentena durante a pandemia do Coronavirus. 

Roteiro - Programa 3

[ABERTURA]
Olá, comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre! Este é um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área, com o objetivo de informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss, a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade.

[Parte 1]
Sabemos que estamos passando por uma reforma e muitas dificuldades em relação à estrutura. Estamos trabalhando muito, na maioria das vezes os profissionais carregando móveis e materiais para conseguir adaptar a unidade tanto para o Coronavírus quanto para outras questões. 

[Parte 2] 
Lembrando que estamos em um regime de urgência, e estamos atentos aos protocolos tanto do Ministério da Saúde quanto do GHC. Para uma unidade de saúde se preparar para o Coronavírus, exige-se muitas mudanças, como, por exemplo, retirar móveis das salas para poder descontaminar o local depois do atendimento. Como estamos com pouco espaço, devo dizer que não tem sido fácil conseguir atender a todos esses critérios. Esperamos que possamos pensar juntos com a comunidade nas melhores soluções.

[Parte 3] 
Todos os dias, nós, profissionais de saúde da Unidade de Saúde Costa e Silva, buscamos manter a qualidade dos atendimentos dentro das normas e das nossas condições humanas. Todos nós temos famílias e muitos estão tendo que ficar afastados para não colocar em risco quem amamos. Por isso, sabemos que podemos contar com a comunidade do Costa e Silva para seguirmos juntos neste cuidado. 

[Parte 4] 
O isolamento ou quarentena seguem sendo a melhor forma de prevenção. Neste momento é um ato de proteção da comunidade e um ato também de cidadania. Pessoas idosas são as mais atingidas, ficar em casa é cuidar de nós e daqueles que amamos. 

[Parte 5]
Em abril entraremos na fase mais crítica de transmissão. Os sintomas, como tosse, coriza, febre e outros, podem demorar alguns dias para começar a aparecer. Portanto, segundo as previsões, devemos manter todos os cuidados prevenindo o contágio. Os casos irão aumentar e precisamos estar conscientes para mantermos a calma. Caso você tenha falta de ar, o ideal é procurar um serviço de emergência, e caso você tenha febre, pode vir aqui na unidade. 

[Parte 6]
Aproveite esse tempo para refletir sobre a situação, é um momento para percebermos o quanto dependemos um dos outros. Por isso conecte-se com as pessoas, aproveite as redes sociais para entrar em contato com as pessoas queridas. Nesse período de quarentena é bom estar informado, mas consumir muitas notícias provoca aumento na ansiedade, portanto, evite o excesso de informação. Busque não se cobrar tanto, use seu tempo para refletir, relaxar, trabalhar, fazer o que você gosta.

[Parte 7] 
Outra dica importante é buscar estabelecer e manter uma pequena rotina, mantendo alguns hábitos que são importantes. Isso ajuda também a notar a passagem do tempo. Tenha em mente que essa situação é temporária.

[Parte 8] 
No dia 29 de março a Unidade de Saúde Costa e Silva completou 25 anos de existência. Já foram muitas festas de Natal. Visitas domiciliares, momentos tristes e alegres. Ou nos grupos como o Alegria de Viver, grupo de meditação, grupo de saúde mental... Esta semana resgatamos algumas fotos da unidade e deu para ver que já passamos por muitas vivências e iremos passar juntos pelo Coronavirus. Parabéns à comunidade e à unidade de saúde Costa e Silva! Escolhemos uma música para homenagear a unidade, os profissionais e o momento que estamos vivendo. A música "Desde que o samba é samba" é uma canção de Caetano Veloso, gravada pela primeira vez no disco “Tropicália 2”, junto com Gilberto Gil em 1993. A versão que vamos escutar agora foi gravada pela Cecilia Três, residente de medicina de família e comunidade do GHC com o Germán Álvarez Alves. 

[ÁUDIO]

[ENCERRAMENTO] 
Esta gravação foi realizada no dia 01 de abril de 2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Ilgenfritz, Mayara Floss e Flora Prati. 

Vozes
Luiza Dias Corrêa
Luísa Morais França
Flora Prati Barbosa
Geovana do Rosario siqueira 
Guilherme Gomes Ferreira
Carlos Augusto Ilgenfritz
Mayara Floss

Edição
Mayara Floss

Comentários