Fica em Casa: quarto programa com poesia



Este foi o quarto programa do "Fica em casa", gravado pela Unidade de Saúde Costa e Silva no dia 08/04/2020 no contexto da pandemia do Coronavírus. Neste programa, traremos informações sobre a unidade e a quarentena durante a pandemia do Coronavirus.

Roteiro - Programa 4

[ABERTURA]
Olá, comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre! Este é um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área, com o objetivo de informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss, a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre a unidade e a quarentena e sobre dificuldades e mudanças durante a pandemia do Coronavirus.

[Parte 1]
Nesta segunda semana de abril, sabemos que os casos de Coronavírus estão aumentando bastante. Estamos, infelizmente, chegando próximo a mil óbitos a nível nacional. Aqui em Porto Alegre, ontem, perdemos uma técnica de enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição e deixamos os nossos sentimentos para a família. Junto com isso vem a vontade de nos prepararmos melhor e nos cuidarmos ainda mais tanto como equipe de saúde como também como comunidade.

[Parte 2]
O aumento dos casos leva também ao aumento do número de hospitalizações. A superlotação dos hospitais é uma preocupação constante para a equipe de saúde, pois as pessoas que mais precisam vão precisar ter acesso aos leitos para o tratamento adequado.

[Parte 3]
O fato dos casos estarem aumentando e a previsão de que até esta semana chegaremos a mil mortes no país nos deixa bastante preocupados. Pois aqui na comunidade do Costa e Silva temos 1.135 pessoas acima de 60 anos, principal comunidade afetada pelo Coronavírus. Neste sentido, precisamos nos manter alertas aos cuidados. O isolamento é a forma mais garantida de se proteger e proteger os outros.

[Parte 4]
Outro cuidado importante é lavar frequentemente as mãos por 20 segundos com água e sabão. Sempre que precisar tocar no nariz, olhos e boca, certificar-se que as mãos estão devidamente higienizadas.

[Parte 5]
Muitas pessoas tem a sensação de que tudo parou. E em muitos sentidos isso é verdade. Quando paramos, podemos refletir e colocar em questão problemas que não conseguiamos refletir antes. Você sabia que a qualidade do ar melhorou por que as pessoas estão mais em casa? Você já parou para pensar que até ficar em casa é estar ativo? E dessa forma estar ativamente protegendo você e a comunidade?

[Parte 6]
Você sabe o que é um epidemiologista? É a pessoa que estuda a epidemiologia, que é um ramo da saúde que pesquisa como as doenças se espalham, quem elas mais atingem, sua evolução e os meios necessários à sua prevenção. Na história podemos encontrar vários momentos onde esse saber foi importante para salvar vidas, como por exemplo durante a gripe espanhola, a febre amarela, o surto de H1N1. Estes especialistas alertam que quanto ao Coronavirus, o isolamento é a medida mais importante para a proteção de todos da nossa sociedade.

[Parte 7]
Tenham atenção ao auxílio emergencial que o Governo Federal está disponibilizando de R$ 600,00! Já é possível se candidatar a ele pelo site ou pelo aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal. Para se candidatar, a pessoa precisa ter mais de 18 anos, não ter emprego formal, ter renda de até meio salario mínimo por pessoa ou de 3.135 reais por familia e não ser beneficiária de programas assistenciais ou previdenciários, com exceção do Bolsa Familia. Para as beneficiarias do Bolsa Família o auxilio é automático, sem necessidade de cadastramento. Outras informações ou dúvidas podem ser esclarecidas com o pessoal da unidade de saúde. E fique atenta às fraudes relacionadas a sites e aplicativos não oficiais!

[Parte 8]
Você sabia que a unidade de saúde agora conta com WhatsApp? O número é o mesmo de sempre: 51 3344 1152. Adicione o número na sua agenda telefônica e nos escreva caso precise de algo!

[POESIA]
Antes de terminarmos vou deixar uma declamação de um texto pelo Antônio Abujamra que ele apresentava no seu programa Provocações, da TV Cultura: "Eu sei, mas não devia" de Marina Colasanti.

[POESIA]
Vamos aproveitar que estamos desacostumados com a quarentena e repensar nossos costumes?



[ENCERRAMENTO]
Esta gravação foi realizada no dia 08 de abril de 2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Ilgenfritz, Mayara Floss e Flora Prati.

Vozes
Luiza Dias Corrêa
Flora Prati Barbosa
Geovana do Rosario siqueira
Carlos Augusto Ilgenfritz
Mayara Floss
Diego Azevedo
Pamela Grazielle Guimarães

Edição
Mayara Floss

Música
Passe em Casa  - Tribalistas

Comentários