Fica em Casa: quinto programa com música



Olá comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva. Este é o quinto programa “Fica em casa”, gravado no dia 15/04/2020 no contexto da pandemia do Coronavírus. Desta vez conversamos sobre coronavirus, trouxemos informações sobre a comunidade e falamos sobre o sono! No final tem uma participação muito especial do grupo Secos e Agulhados cantando uma música que o médico Diego Azevedo fez uma paródia. O que vocês acharam?

Roteiro - Programa 5 

[ABERTURA]
Olá, comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre! Este é um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área, com o objetivo de informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss, a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre a unidade, sobre a quarentena, sobre o sono e sobre mudanças durante a pandemia do Coronavirus.

[INFORMATIVO 1]
Hoje vamos refletir um pouco mais sobre a quarentena, mas desta vez não vamos falar tanto do Coronavírus porque já tem muita notícia na televisão e em outros meios de comunicação - aliás, sobre isso, lembre-se de conferir as fontes e cuidado com as notícias falsas. Vale lembrar também que devemos seguir com as medidas de isolamento, afinal, os casos seguem aumentando.

[INFORMATIVO 2]
Antes de seguirmos com o nosso programa, gostaríamos de informar a saída da nossa querida enfermeira Raquel Leoti. Ela foi em busca de outros sonhos e certamente vai deixar muita saudades na nossa unidade de saúde. Deixamos os nossos votos de bom vôo e cuidado.

[INFORMATIVO 3]
E então, neste contexto todo de Coronavírus: como você está dormindo? Como está o seu sono? Você sente que se mexe muito à noite? Você está dormindo mais ou menos tempo? E a qualidade do sono? Quando você acorda, você lembra dos sonhos? E o que você anda sonhando?

[INFORMATIVO 4]]
É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental e ainda cumpre tarefas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Ficar sem dormir ou com o ciclo do sono irregular pode afetar o nosso funcionamento, assim como a nossa defesa, conhecida como a imunidade. O total de horas de sono para uma pessoa adulta está normalmente entre as sete e as oito horas, mas isso varia conforme a idade.

[INFORMATIVO 5]
A insônia é definida como a dificuldade em adormecer e em manter o sono, ou acordar no início da manhã e não ser capaz de voltar a dormir. Em geral, as pessoas com insônia dormem menos ou dormem mal, apesar de ter uma oportunidade adequada para dormir. A falta de sono causa dificuldade de funcionamento durante o dia. A insônia não é definida pelo número de horas dormidas, porque a quantidade de sono necessária varia de uma pessoa para outra.

[INFORMATIVO 6]
A higiene do sono ensina bons hábitos para melhorar a qualidade do nosso descanso. Isso inclui:

- Dormir somente o necessário para se sentir descansado e, em seguida, sair da cama.
- Manter um horário regular de sono (a mesma hora de dormir e acordar todos os dias).
- Não forçar o sono.
- Evite bebidas com cafeína depois do almoço.
- Evite o álcool perto de deitar.
- Não fumar (particularmente durante a noite).
- Não ir para a cama com fome.
- Ajuste o ambiente do quarto (luz, ruído, temperatura), de modo que você esteja confortável antes de se deitar.
- Lidar com as questões ou preocupações antes de deitar. Faça uma lista de coisas para trabalhar para o dia seguinte, assim a ansiedade é reduzida durante a noite.
- Exercitar-se regularmente, de preferência quatro ou mais horas antes da hora de deitar.
- Evitar o uso prolongado de telefones celulares ou dispositivos de leitura (e-books ou tablets) que emitem luz antes de dormir. Isso pode tornar mais difícil o adormecer.

Muitas vezes é difícil fazer todas essas mudanças, mas quem sabe pode-se começar com duas ou três e como meta tentar acrescentar mais um desses hábitos toda a semana? O que você acha?

[INFORMATIVO 7]
Vamos então relaxar um pouco? A terapia de relaxamento envolve relaxar progressivamente os músculos de sua cabeça para baixo até seus pés. Aqui está um exemplo de um programa de relaxamento: começando com os músculos do seu rosto, contraia (aperte) os músculos suavemente durante um a dois segundos e depois relaxe. Repita várias vezes. Use a mesma técnica para outros grupos musculares, geralmente na seguinte sequência: mandíbula e pescoço, ombros, braços, antebraços, dedos, peito, abdômen, nádegas, coxas, panturrilhas e pés. Repita este ciclo durante 45 minutos se necessário. Este programa de relaxamento pode promover tranquilidade e sonolência.

[INFORMATIVO 8]
É importante falar que, salvo algumas exceções, não existe um remédio ou uma fórmula mágica para o sono. Os medicamentos como Diazepam, Clonazepam, Alprazolam e outros, conhecidos como benzodiazepínicos, podem prejudicar a memória e aumentar em cerca de 51% o risco de Doença de Alzheimer (também conhecida por um tipo de demência). Esses medicamentos também aumentam aproximadamente 50% a chance de um idoso ter uma queda, e infelizmente as quedas são a principal causa de morte acidental de idosos. Aqui no bairro Costa e Silva, onde temos mais de 30% da população de idosos, pensar sobre o risco de cair e a qualidade do sono são reflexões muito importantes

[INFORMATIVO 9]
Se você toma estes medicamentos para ajudar a dormir, pense na possibilidade de reduzir ou parar seu uso no futuro. Neste caso, a redução deve ser feita de forma gradual para evitar sintomas como insônia e irritabilidade. Mas é claro que você pode, após a pandemia do Coronavírus, procurar a unidade para conversar mais sobre. Algumas pessoas realmente precisam da medicação e devemos avaliar caso a caso.

[INFORMATIVO10]
Neste momento em que estamos mais recolhidos, é importante, também, refletir um pouco sobre a rotina. Sabemos que o dia-a-dia está um pouco diferente, mas podemos pensar sobre as nossas atividades cotidianas. O que você quer manter da sua rotina agora? Que atividades que você está realizando agora e que queria manter quando isso tudo passar? O que você não está sentindo falta com a quarentena e o Coronavírus?

[INFORMATIVO 11]
Para deixar as coisas um pouco mais leves, o médico da Equipe Azul, o Diego, escreveu uma paródia sobre o Coronavírus. Quem sabe você pode brincar também em casa? a equipe da Unidade de Saúde Costa e Silva tem um grupo musical chamado Secos e Agulhados. Esperamos que gostem:

[Paródia - O coronavírus tá na minha roupa]

[Encerramento]
E aí comunidade do Costa, o que vocês vão fazer? Esperamos que tenham gostado do nosso programa “Fique em casa”. Se você ainda não adicionou, pode adicionar a Unidade de Saúde no WhatsApp. O número é o mesmo de sempre: 51 3344 1152. Adicione o número na sua agenda telefônica e nos escreva caso precise de algo! Esta gravação foi realizada no dia 15 de abril de 2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz, Mayara Floss e Flora Prati.

As vozes da música são de
Luiza Dias Corrêa
Geovana do Rosario siqueira
Mayara Floss
Diego Azevedo
Louise Jara Ramos

Vozes
Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz
Mayara Floss
Vittoria Zarpelão de Matos
Raissa Kirst
Guilherme Gomes Ferreira
Geovana do Rosario Siqueira
Louise Jara Ramos

Edição
Mayara Floss

Comentários