Fica em Casa: US Costinha, coronavírus e poluição do ar



Este é o sexto programa “Fica em casa”. Gravado no dia 20 de abril e relembrando que dia 22 de abril foi o dia da Terra, do nosso planeta, um ótimo dia pra refletirmos sobre como estamos vivendo como humanidade, o tema principal além do coronavírus esta semana é a poluição do ar. Não deixe de visitar nosso blog: https://uscostinha.blogspot.com/ e o monitor de ar da nossa unidade: https://is.gd/aralegre . 

Neste áudio também tivemos a participação da médica Maria Amélia Mano contando uma história chamada "Prosa concreta" que ela escreveu. Vem refletir conosco?

Confira o roteiro:

PROGRAMA 6 - Fica em Casa

[ABERTURA]
Olá comunidade da Unidade de Saúde Costa e Silva de Porto Alegre, este é o programa Fica em casa, um áudio produzido pelos profissionais de saúde da sua unidade para você que vive na nossa área para informar sobre o Coronavírus. Aqui quem fala é a Mayara Floss a médica residente de medicina de família e comunidade da unidade. Neste programa traremos informações sobre a Unidade, poluição do ar, e mudanças durante a pandemia do coronavirus.

[PARTE 1]
Esta semana na cidade de Porto Alegre chegamos a dez mortos pelo coronavírus. Além disso, no Estado do Rio Grande do Sul estamos próximos a mil casos confirmados. Isso nos mantém alerta para seguirmos em casa e com as medidas de isolamento. Lembrando que  se você ainda não adicionou, pode adicionar a Unidade de Saúde  Costa e Silva no WhatsApp. O número é o mesmo de sempre: 3344 1152. Adicione o número na sua agenda telefônica e nos escreva caso precise de algo!

[BLOG]
Você sabia que a unidade agora tem um blog? Você pode conferir todos os programas, roteiros e acontecimentos da unidade no blog o site é uscostinha.blogspot.com

[CAMPANHA]
Estamos arrecadando alimentos não perecíveis como leite, esabão líquido ou em barra e pasta de dente, ou que você puder ajudar. As cestas são para os pessoas em situação de vulnerabilidade da comunidade.  Você pode entregar para as agentes comunitárias  da nossa unidade, ou deixar aqui na unidade de saúde costa e silva.

[INFORMATIVO] - Pâmela
Esta semana que passou tivemos a saída da enfermeira Raquel que era nossa assistente de coordenação. O dentista Luiz Alberto Biancon assumiu esta responsabilidade voluntariamente e agradecemos muito.

[INFORMATIVO DECLARAÇÕES/VACINAS]
Quanto as vacinas, na unidade  seguimos sem campanha. Se você não tem sua receita do medicamento que comprove a condição crônica. nós os profissionais da saúde vamos fornecer uma declaração aos usuários que possuem doenças crônicas, com esse documento você poderá se vacinar nos locais de referência. Para saber os locais você pode ligar no 156 e se informar onde estão vacinando.

[Parte 2] flora
Com o rápido desenvolvimento econômico e o aumento da população mundial, uma vasta quantidade de recursos tem sido necessária para manter a sociedade com altos níveis de consumo. A pandemia do COVID-19 fez com que a atividade industrial reduzisse, voos fossem cancelados, redução da frota circulante - reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e a poluição do ar em todo o mundo. Se há algo de positivo a tirar dessa terrível crise, pode ser que ele tenha oferecido um gostinho do ar que podemos respirar.

[Parte 3]
Você sabia que a qualidade do ar da Índia melhorou muito desde que o país iniciou a quarentena e agora, os cidadãos podem ver o Himalaia pela primeira vez em 30 anos. Você notou que o ar está diferente? Você sabia que a Unidade de Saúde Costa e Silva está entre as primeiras 5 unidades de saúde de Porto Alegre a mediar a qualidade do ar? Você pode checar a qualidade do ar da unidade no site  https://pactoalegre.poa.br/projetos/porto-ar-alegre  clicando na localização da Unidade de Saúde do Costa e Silva.

[Parte 4]
Globalmente, 7 milhões de mortes foram atribuídas aos efeitos conjuntos da poluição do ar  dentro das casas e do ar do ambiente. A poluição do ar tem um impacto devastador na saúde, principalmente em populações específicas, como: crianças, idosos, indivíduos com doenças pulmonares e/ou cardíacas, fumantes ativos e passivos além de trabalhadores expostos e população  vulnerável.

[Parte 5]
As fontes emissoras de poluentes podem ser classificadas em naturais  com vulcões em atividade), ou da ação humana  comopor exemplo: queima de lixo, lenha, carvão ou resíduo agrícola, além de fonte fixa ( indústria) ou móvel (veículos, especialmente os  movidos a diesel e com motores antigos e ineficientes).  Atenção os fogões a lenha muito utilizados no inverno e outros meios de aquecimento  que utilizem lenha são considerados poluentes e afetam muito a saúde humana, se possível é melhor não utilizá-los.

[ Parte 6]
O ar poluído pode causar infarto, AVC entre outros problemas de saúde podendo fazer as pessoas morrerem antes do esperado. E o que é considerado mais letal são as chamadas particulas finas, mais finas que um fio de cabelo que entram pelos nossos narizes e acabam caindo direto na nossa corrente sanguínea. Apesar da qualidade do ar ter melhorado, não podemos dizer com certeza ainda, mas no bairro Costa e Silva essa melhora muitas vezes não aparece tanto porque acontecem muitas queimadas tanto de lixo quanto de mato nos arredores.

[Parte 7]
Já reparou que a gente vive um modelo volúvel, incerto, uma hora isso, outra hora é aquilo que resulta no esgotamento dos recursos, dos espaços e da relações humanas? Os povos da América Latina tinham uma visão geral e comunitária muito interessante. Esse projeto de vida é conhecido hoje como Buen Vivir e que propõem a vida em harmonia entre todos os seres e elementos da natureza como uma grande rede. Parte da ideia de que todos somos natureza, todos somos interdependentes e que tudo está conectado. Você já parou para pensar que o isolamento que estamos nos submetendo é uma iniciativa individual, mas que tem impacto coletivo? Na comunidade? que de certa forma, todos nós estamos conectados, que a ação de um reflete no outro?

[Parte 8] judith
Hoje vocês vão ouvir um conto chamado “Prosa Concreta” da médica de família e comunidade Maria Amélia Mano. Ela vai contando a história de encontros e motivos de Antônio e Ana. Esperamos que gostem.

[CONTO]

[ ENCERRAMENTO 1]
Você pode ler outros contos como este no blog rua balsa das 10: balsa10.blogspot.com. Esperamos que tenham gostado. Até mais!

[ENCERRAMENTO]
Esta gravação foi realizada no dia 20 de abril de 2020 e o texto foi produzido pelos residentes Carlos Augusto Ilgenfritz, Mayara Floss, Flora Prati.

As vozes são
Katiane dos Santos Marques
Flora Prati Barbosa
Judith Barros Cassal
Carlos Augusto Vieira Ilgenfritz
Daiana Mathias Albuquerque
Maria Amélia Mao
Diego Azevedo
Geovana do Rosario Siqueira
Mayara Floss
Pamela Grazielle Guimarães

A edição foi feita pela Mayara Floss e esperamos que tenham gostado aguardamos você no próximo programa Fica em Casa

Comentários